Adoro cálculos divertidos. E esse, dos alunos de economia da Lehigh University, nos EUA, é bem bacana: eles estimaram o preço, hoje, de se tentar construir a Estrela da Morte – a principal arma de Guerra do Império Galáctico em Star Wars.
A conclusão? Darth Vader teria sérios problemas com seu brinquedinho nos dias de hoje.
(Aos que desconhecem os nomes acima: Star Wars é uma série de filmes dirigida por George Lucas e classificada como Ficção Científica, embora Obra de Arte também funcionasse – a trilogia inicial, claro. Aliás, é nela que aparece a Estrela da Morte, um grande destruidor de planetas que é usada como arma pelo maligno Império).
Bem, vamos aos cálculos.
Os alunos começaram estimando o tamanho da Estrela da Morte. A primeira (do filme de 1977) teria 140 km de diâmetro e, segundo eles, deve ter sido feita de aço.
Para calcular a quantidade de material, eles criaram um modelo da nave com a mesma densidade de um navio de guerra (era preciso fazer alguma estimativa…) e chegaram a impressionante quantidade de 1,08×10^15 toneladas de aço. Ou seja, 1,08 seguido de 15 zeros.
Os custos, hoje, de se comprar essa quantidade colossal seriam cerca de US$852.000.000.000.000.000,00. (oitocentos e cinquenta e dois quatrilhões de dólares – ou 13.000 vezes o PIB do mundo).
Segundo os cálculos dos estudantes, se juntássemos todo o ferro da Terra (necessário para produzir o aço) seria possível construir 2 bilhões de Estrelas da Morte. O problema é que a maior parte dele não está na crosta, mas nas “partes internas” do planeta. E, como se isso não fosse um problema, preste atenção neste outro número:
- A taxa de produção de aço no mundo é de 1,3 bilhões de toneladas ao ano. Ou seja, levaria 833.315 anos para produzir todo o aço necessário para UMA Death Star.
Claro que esses cálculos incluem só a estrutura – nada de mão de obra, por exemplo. Ainda assim, é bacana né? Os alunos da Lehigh postam sempre sobre aspectos curiosos e divertidos da economia. Vale conferir o site de vez em quando.
Quanto a construir ou não sua própria Estrela da Morte, fica o conselho de um grande mestre.
“Faça, ou não faça. Tentativa não há” (Yoda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário